Jardim da Vida



Hoje logo cedo resolvi fazer algo que há algum tempo vinha adiando. Cuidar do meu jardim. Coloquei aquela roupa propicia para lidar com a terra ainda meio úmida da chuva. E lá fui eu.

Comecei por limpar o jardim tirando as ervas daninhas que insistiam em dominar todo cantinho livre - ou não - de terra. Depois aos poucos fui podando umas floreiras. algumas arvorezinhas. Mudando de lugar algumas plantinhas. Adubando com amor para que cresçam e floresçam. Deixei espaço livre para aquela mudinha que vi outro dia na lojinha de jardinagem. E assim foi indo.

Um processo delicado. Que exige calma. Cuidado. Amor, muito amor. Pois cada detalhe exige atenção.

Depois de tudo acabado e vendo o trabalho bem feito. Reparei na semelhança entre esse processo de cuidar do jardim e – muitas vezes – o processo de cuidar da nossa vida. Dos amores. Amigos. Sentimentos.

Precisamos de tempos em tempos fazer uma limpeza na nossa vida. Retirar aquilo que só ocupa espaço e que aos poucos acaba matando o que é belo.  Podar aquilo que precisa se renovar. Mudar de posições algumas prioridades. Sonhos. Adubar com carinho. Amor. Alegrias. Esperança tudo aquilo que queremos que continue ali com nós. Mas principalmente desocupar espaços ocupados desnecessariamente para que outras coisas cheguem e se aconcheguem.

Cuidar da nossa vida exige tanto cuidado quando o nosso jardim. Pois ela precisa continuamente ser cuidada. Mas devemos fazer tudo isso com calma. Amor. Atenção. Delicadeza. Por mais que a correria do dia a dia não deixe tanto tempo para isso.


Borá cuidar desse jardim ai também?

Comentários

Postagens mais visitadas